sexta-feira, 28 de março de 2008

Contos



Oscar Wilde



(...)
E contou-lhe os três sonhos que tivera.Depois de o bispo haver escutado, franziu o sobrolho e respondeo:- Meu filho, sou velho, já no inverno dos seu dias, e sei que neste vasto mundo se fazem muitas coisas nocivas. Das montanhas descem ladrões ferozes para roubar crianças, que vão vender aos mouros. Os leões esperam as caravanas e devoram os camelos, o javali desarreiga o trigo do vale, as raposas(...).
Não vos louvo pela vossa acção, e mando-vos que volteis ao paço;(...) E quanto aos teus sonhos, não penseis mais neles

quarta-feira, 26 de março de 2008

Introdução à Arqueologia






V. Gordon Childe





(...)
Os dados arqueológicos são constituídos por todas as alterações no mundo material resultante da acção humana, ou melhor, são os restos materiais da conduta humana. O seu conjunto constitui os chamados testemunhos arqueológicos.


(...)

segunda-feira, 24 de março de 2008

Poldark



Winston Graham



(...)

Nessa noite levantou-se vento forte, que soprou com violência incessante durante todo o dia seguinte. À noite, cerca das nove horas, correu a notícia de que estava um barco na baía e vinha à deriva para terra, entre Nampara e Sawle. Demelza passara a maior parte da tarde como ultimamente passava a maioria das tardes, quando a chuva forte só deixava fazer fora de casa os trabalhos mais urgentes.

(...)

sábado, 22 de março de 2008

O Sítio da Mulher Morta




M. Teixeira-Gomes


(...)
O lugar onde encontraram o cadáver passou a ser conhecido pelo "Sítio da Mulher Morta"; e o curioso é que, poucos dias depois, todo o terreiro estava coberto desses pequenos lírios roxos a que no Algarve chamavam flores de Maio, e que era raro ver naquela região. Todos os anos o fenómeno se repete. Do José Cravo, até hoje, não houve mais novas nem mandados.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Rio Turvo






Branquinho da Fonseca






A voz vinha de longe. E eu continuava a caminhar por entre as ervas do pântano, ouvindo-a numa meia inconciência. O cansaço e o calor davam-me aquela lassidão de músculos agradável pelo desprendimento da realidade e pela volúpia de deixar a atenção dormente e pegada a pequenas coisas em que noutras ocasiões não se repara.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Histórias Extraordinárias




Edgar Poe




Poucas pessoas haverá, mesmo entre os mais calmos pensadores, que não tenham sido alguma vez invadidas por uma vaga mas marcante semicrença no sobrenatural, em face de certas coincidências de um caracter aparentemente tão maravilhosos que o espírito se sente incapaz de admiti-las como puras coincidências. Tais sentimentos (pois as semicrenças de que falo nunca têm a perfeita energia do pensamento), tais sentimentos, repete-se, só muito dificilmente podem ser reprimidos, a menos que se recorra à ciência da sorte, (...)

domingo, 16 de março de 2008

O Trotskismo




Léo Figuères






(...)


O Trotskismo é, desde a origem, uma variedade do socialismo pequeno-burguês, que possui todas as características do oportunismo, quer de direita, quer de esquerda, em que é fértil esse tipo de socialismo, porquanto ele próprio é o reflexo das hesitações das camadas sociais que se encontram a meio caminho do proletariado e da burguesia.(...)

quinta-feira, 13 de março de 2008

Poe-Mas Com-Sentidos



Wanda Ramos



Domingo



Escandir então o silêncio se tardas a avizinhar-te do meu mundo e me entretenho meticulosa com as palavras, atenta entretanto aos teus passos à persistente tossezinha ecoando no túnel das escadas? para trás ficaram uma a uma todas as parcelas do dia, domingo de manhã tão extenso o sono recusa de acordar, que se somaram tantas horas de querer dormir mais um longo da semana e ter de voltar à vida.

terça-feira, 11 de março de 2008

Máscaras de Silêncio



Maria Vitorino



Monólogo para um Encontro



(...)
vais mal, não é por aí !
Nem voes
nem fujas
nem tentes,
que o dever
não é parar, é correr
é fugir para que não sinta
so cansaço da vertigem
na espiral de mil promessas
onde lançaste e perdeste
o que negas ou confessas !

segunda-feira, 10 de março de 2008

A Selva



Ferreira de Castro




Fato branco, engomado, luzidio, do melhor H.J. que teciam nas fábricas inglesas, o senhor Balbino, com o chapéu de palha a envolver-lhe em sombra metade do corpo alto e seco, entrou na "Flor da Amazonia" mais rabioso do que nunca. Ter andado de Herodes para Pilatos, batendo todo o sertão do Ceará no recrutamento de tabaréus receosos das febres amazonenses (...)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Ema



Maria Teresa Horta



Ela olha em frente, sentada na sua cadeira de balouço: palhinha e madeira baça, lisa, onde passeia os dedos a deslizarem suaves; as unhas levemente a arranharem, mas só no gesto brando, prudente, não vá ficar alguma marca.
"Prudentemente. Não vá ficar alguma marca da tua passagem por aqui. Algum vestígio".

quinta-feira, 6 de março de 2008

Os Gatos



Fialho de Almeida



A Crise Teatral e seus factores



Com a abertura do novo Coliseu de Santo Antão, tornaram-se aflitivas as condições de existência dos nossos teatros, elas que já estavam singularmente críticas pela concorrência que o Coliseu da Rua Nova da Palma lhes movia. Por mais que esses pobres proscénios anunciem em cartazes de dois metros, os seus melhores trabalhos de comédia e drama, o público evidentemente desinteressa-se, deixa-lhes a sala às moscas, e corre a aplaudir as feras e os homens elásticos dos dois circos.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Sacrifício de Dama





João Aniceto






Nesse sábado de manhã, a capital não parecia mais insuportável do que costuma ser, e eu aproveitei a aberta para visitar um conhecido alfarrabista situado nas Escadinhas do Duque. A tentação de descobrir mais uns livrinhos policiais para preencher os espaços vazios da minha biblioteca da especialidade aguçara-se ainda mais com a perspectiva de ter de aturar a solidão de longas horas molhadas naquelas férias de um Verão serôdio.

sábado, 1 de março de 2008

Breve Interpretação da História de Portugal



António Sérgio



(...)

A vida de Afonso Henriques, chefe guerrilheiro, decorre em lutas com Leão e os Sarracenos. Foram com estes as mais importantes. Na zona em que os seus territórios tocavam o dos infiéis tinha os templários do Castelo de Soure, que defendiam, arroteavam e colonizavam a Alta Estremadura; e a seguir o Castelo de Leiria, que o rei começou a edificar em 1135. Foi este destruído pelos Sarracenos em 1137, e os cristãos desbaratados em Tomar. Afonso Henriques acorreu, e derrotou o inimigo na primeira batalha que recebeu o nome de Ourique, a qual se travou, provavelmente, nas chãs de Ourique, a 2 Km do Cartaxo (25 de Junho de 1139).

(...)