domingo, 31 de julho de 2011

A Volta ao Mundo em 80 Dias




 


Júlio Verne







 
(...)
Mas, no dia 29 de Setembro, as coisas não se passaram assim. O maço de notas não voltou quando o magnífico relógio, pendurado por cima da caixa, anunciou às cinco o fecho do escritório, o Banco de Inglaterra não teve mais opção que passar cinquenta e cinco mil libras pela conta dos ganhos e perdas.
Clara e devidamente reconhecido o roubo, agentes e detectives, escolhidos entre os mais hábeis, foram enviados para os principais portos, para Liverpool, Glasgow, Le Havre, Suez, Brinddisi, Nova Iorque, etc., com a promessa, no caso de sucesso, de uma gratificação de duas mil libras e cinco por cento da quantia que fosse recuperada.
(...)

A Madona








Natália Correia








(...)
-Agora só te falta uma mulher. Concerteza que te queres casar.Tens talvez alguma em vista - insinuei, olhando-te intencionalmente de revés.
Coraste e esclareceste precipitadamente:
- Isso de casamento é negócio que se faz entre as famílias quando somos pequenos. Eu não tive quem me concertasse o negócio.
- Ora, isso não é razão. Hás-de encontrar uma que te agrade - repliquei.
Era evidente que querias afastar do meu espírito a ideia de que haveria um dia uma mulher naquela casa onde eu entrava como uma espécie de loucura que te ía martelar a cabeça. E insististe:
- Os velhos dizem que os casamentos por afeição não dão bom resultado.
Era então isso que pensavas do amor?
(...)