terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Espinha Dorsal da Memória


Prémio Caminho de Ficção Científica - 1989



Braulio Tavares



Havia um vaso de flores no parapeito da janela; Carlos o tocou com o ombro ao debruçar-se, fazendo-o oscilar; mas recuperou-se logo e o agarrou com ambas as mãos, num gesto instantâneo; ficou gelado de suor, empurrou o vaso para lugar seguro, alguns centímetros mais à direita. Olhou para baixo, as calçadas ccheias de gente apressada, os faróis acesos, o engarrafamento dos carros. Vão para casa, pensou Carlos; tomar um banho, jantar, hipnotizar-se um pouco na Tevê; que coisa boa é trabalhar longe de casa.
(...)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vamos Falar de Televisão





Lopes da Silva e Vasco Hogan Teves





Certo dia de 1873, na brumosa Londres, o senhor Willoughby Smith comunicou à Society of Telegraph Engineers ter-se observado um comportamento estranho do silénio quando submetido a determinadas condições.
De facto, um seu preparador May, de Valência, estudando as causas da variação da condutibilidade eléctrica daquele elemento, achou que ela aumentava muito sob a acção da luz.
Os dignos sócios desta sociedade não atribuiram, porém, grande importância a esta comunicação. Fora da sociedade também não teve quaisquer repercursões, e em torno da descoberta fez-se o ssilêncio com que muitas vezes os homens da ciência cobrem algumas das grandes invenções.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Livro dos Gatos






Barbel Gerber e Horst Bielfeld




(...)
O nosso gato doméstico é um dos mamíferos mais evoluídos que conhecemos. A conformação do corpo dos felinos pequenos, nos quais se inclui o gato doméstico, é ainda mais equilibrada, mais especializada e flexivel do que a dos seus primos maiores, o leão ou o tigre. Essa conformação está perfeitamente adaptada à vida de um predador da floresta,do bosque arbustivo e da estepe.
(...)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Introdução à Psicologia





Mª Antónia Abrunhosa e Miguel Leitão



(...)
Na prossecução do seu objectivo -a compreensão e explicação da conduta- a psicologia não trata do homem como um ser mecânico e definitivamente construído, nem o encara como se de uma entidade isolada e abstracta se tratasse.
À Psicologia interessa o homem concreto, o homem que vive e se situa numa esfera que o influencia e determina, mas que também é condicionada e modoficada por ele. A psicologia debruça-se sobre o homem que funciona ao mesmo tempo como posto emissor e receptor de mensagens cambiadas entre si e o meio.
(...)

domingo, 13 de setembro de 2009

I Jogos Florais - Montijo/82



CMM



3º Prémio

Sofia de Jesus Rodrigues Trigó




E Foi o Princípio

Havia fumo. Denso. Escuro. Era de tal forma que os envolvia, tomáva-lhes o corpo. Anuláva-os.
Velhos disformes riam, riam em esgares sem começo, sem fim. As suas mãos, ora esqueléticas, ora gorduchas i,pulsionavam uma bola enorme, acinzentada num jogo interminável. Estonteada, perdida procurava en vão, sítio certo para se aquietar. Os velhos riam. Ela girava, girava.
(...)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A Vida é Sonho






Calderon de la Barca





Cena V


(entram,por um lado,Astolfo com acompanhamento de soldados e,por outro,Estrela com damas.Música)

ASTOLFO -

Sob os lampejos ardentes
desses olhos, tal cometas,
misturavam salvas diferentes
os tambores e as trombetas,
as aves e as torrentes;
sendo com música igual,
e com maravilha suma,
ao teu olhar celestial
são: umas, clarim de pluma,
e outras, aves de metal;
estão saudando-vos, senhora,
tal como à raínha, as balas,
os pássaros como a Aurora,
as trombetas como as Palas,
e as flores como a Flora;
pois sois, enganando o dia
que já a noite desterra,
uma aurora de alegria,
Flora em paz, Palas em guerra,
raínha que eu serviria.

domingo, 6 de setembro de 2009

O Advogado em Casa






Flamino Martins




O Advogado em Casa é um livro e um livro não é um advogado.
O advogado é a pessoa que dá comselhos, que tira dúvidas (ou que as levanta) sobre o Direito. Ora, este livrinho dá noções elementares e tira algumas dúvidas sobre o mundo do Direito, tão complexo como o próprio homem.
(...)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Psicologia





Augusto Saraiva



(...)
Filosofia significa, etimologicamente, "amor da sabedoria". Segundo uma tradição (referida por Cícero) teria sido Pitágoras, matemático e filósofo grego do VI século a.C., o criador do vocábulo. Anteriormente, os filósofos chamar-se-iam simplesmente, e imodestamente, sábios (sofos). Mas Pitágoras, sob a alegação de que a Sabedoria é um atributo de Deus, teria escolhido para si um qualificativo mais modesto: filósofo, ou amigo (filos) do saber (sofia).
(...)