segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Contos




Anton Tchekhov


Sonhos


Os guardas rurais, um de barba negra, corpulento de de pernas tão extraordinariamente curtas que, vistas de trás, dir-se-ia que começavam muito mais abaixo do que no comum dos mortais; o outro, delgado e teso que nem um pau, com uma barbicha clara cor avermelhada, conduzem à capital da região um vagabundo que não se recorda da sua filiação.A maneira de andar do primeiro é desleixada, vai olhando para ambos os lados do caminho, e mastiga alternadamente uma palhinha ou a sua própria manga; bate de quadris, cantarola, e o seu aspecto é geralmente despreocupado e ligeiro. O outro, pese embora o seu rosto esquálido e estreitos ombros, tem um aspecto (...)

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Introdução à Filosofia



João Lopes



A diversidade dos problemas filosóficos e da sua perspectivação ou a inalienável liberdade da Filosofia
A filosofia tem por objectivo, a totalidade da experiência humana. Uma vez que é reflexão, tal significa que a pretende atingir através do exercício do conhecimento. Mas, se assim é, o conhecimento passa a constituir, na ordem lógica, na ordem daquilo que necessariamente antecede algo, o primeiro e decisivo problema filosófico.Desde logo, há a considerar dois tipos de conhecimento: o conhecimento em geral e o conhecimento em particular.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Os Prazeres do Casal




Régine Dumay



Antes da "revolução sexual", havia menor número de proibições propriamente sexuais do que restriões de contactos e de promiscuidade. Com efeito, as fortes interdições sociais no capítulo do relacionamento entre os sexos dificultavam os contactos entre jovens de sexo oposto, excepto no restrito meio estudantil. Deste modo, homens e mulheres solteiras permaneciam sempre em estado de carência afectiva e sexual, sendo levados a explorar todas as oportunidades de encontro.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Parapsicologia




Prof. H.van Praag


A resistência dos meios oficiais da psicologia a conferirem direito de cidade ao estudo do paranormal na pesquisa científica acha-se profundamente enraizada. Esta posição de recusa explica-se por motivos racionais: a fraude, a atmosfera de intrujice e o embuste devido à tresença de charlatões e de impostores no decurso das manifestações de fenómenos paranormais, a fé cega de adeptos convencidos de antemão. (...)
Tentou-se por vezes justificar o cepticismo dos meios científicos invocando "o princípio da razão suficiente", de Leibniz. Esta regra de pensamento, de tão grande importância no domínio da lógica e da metodologia científica, é inaplicável em parapsicologia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Memórias encontradas numa banheira



Stalislaw Lem


Foi-me impossível encontrar o compartimento correspondente ao número que figurava no meu salvo-conduto. Primeiro fui ter ao Serviço de Verística, depois ao de desinformação. Um funcionário da Secção de Pressões aconselhou-me a subir ao oitavo andar, mas lá ninguém se dignou reparar em mim. Andei perdido entre uma multidão de militares; em todos os corredores ressoava o ruído dos passos cadenciados, o bater de portas e tacões. A esse rumor marcial juntava-se um tilintar cristalino e confuso como o dos guizos de um trenó. De vez em quando passavam empregados de bar com chaleiras fumegantes. (...)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Mulher Enigma Psico-Social




Pierre Vachet



Poderia considerar-se que as funções psiquicas estão ligadas apenas a uma certa disposição do sistema nervoso, normalmente considerado como o domínio onde o espírito se insere no corpo: daí a tendência a procurar a razão da mentalidade dos indivíduos na forma, tamanho e propriedades particulares do seu cérebro. É uma ideia demasiado simplista. O psiquismo sobre a influência da estrutura do corpo e das funções orgânicas se o desenvolvimento intelectual se mostra paralelo ao desenvolvimento cerebral; o carácter depende também da constituição morfológica e do temperamento.

sábado, 13 de setembro de 2008

Factores de Eficácia em Investigação Científica




Jaime Pinto


Falar da importância actual da investigação científica, encarecer a repercussão dos seus resultados nos mais diversos domínios, na resolução de problemas básicos para a felicidade e, até, para a sobrevivência da humanidade, tornou-se ocioso, quase ridículo. É tema tão banal e de tão óbvia aceitação, que insistir nele seria repor uma tese anacrónica e ultrapassada. A investigação científica constitui hoje uma necessidade fundamental das nações modernas, condição sine qua non de autêntico progresso, uma afirmação de vitalidade, um verdadeiro padrão de qualidade.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Decameron




Boccaccio


Quarta Novela
O Frade Esperto


Terminada a sua intervenção, calou-se Filomena. Sentado ao lado dela, Dioneo não aguardou segundo convite da rainha. Dada a ordem estabelecida, compreendeu que chegara a sua vez de falar, e começou desta maneira:
- Queridas amigas, se atingi bem a intenção geral, reunimo-nos aqui com uma razão comum - a de nos entretermos relatando histórias. Respeitando a condição de sermos fiéis a tal princípio - a própria rainha ainda há pouco o afirmava - julgo que a cada um é permitido narrar a história que julgue oferecer maiores aliciantes.

sábado, 6 de setembro de 2008

Manual do ZX Spectrum


N.E. - e tudo começou aqui...com esta "maravilha".


R.J.Simpson e T.J.Terrel


A produção do ZX Spectrum colocou o microcomputador ao alcande de todos. No entanto, algumas características do Spectrum podem ser difíceis de compreender para muitos utilizadores, e consequentemente o objectivo deste livro consiste em explicar as características, aspectos de programação e de funcionament do ZX Spectrum e dos seus periféricos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Congresso Futurológico




Stanislaw Lem



30 VII 2039 - É de facto simples - espalham qualquer coisa sobre o pasto e o sol transforma a erva em queijo. O que ainda não chega para explicar o leite. Mas isso não é assim tão importante. Começo a pôr-me de pé e sei andar com o andarilho. Hoje vi um lago cheio de cisnes. São mansos, vêm ao pé de nós quando os chamamos. Treinados? Não, guiados por controlo à distância. Espantoso. Já não há aves naturais, morreram todas no princípio do século vinte e um - devido à poluição. Isso percebo eu muito bem.