terça-feira, 28 de julho de 2009

Constituição da República Portuguesa






Imprensa Nacional - Casa da Moeda


Princípios fundamentais





Artigo 1º
(República Portuguesa)

Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na sua transformação numa sociedade sem classes.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Constituição Política sa República Portuguesa 1976



Projectos,votações e posições dos partidos



Reinaldo Caldeira e Maria do Céu Silva




Regimento da Assembleia Constituinte

Título 1
Disposições Gerais

Artigo 1º
(Estrutura e função)

A Assembleia Constituinte,eleita em 25 de Abril de 1975 em concretização do Programa do Movimento das Forças Armadas, é a assembleia representativa do Povo Português para elaboração da Constituição Política da República Portuguesa e regula-se pelo presente Regimento.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gabriela, Cravo e Canela







Jorge Amado





(...)
Dona Arminda, espírita, língua viperina, mãe de Chico Moleza, rapazola empregado no bar de Nacib, era parteira afamada: inúmeros ilheenses, nos últimos vinte anos, tinham nascido em suas mãos, e as primeiras sensações do mundo a sentirem foram seu activo ccheiro de alho e sua face avermelhada de sarará.
- E dona Clorinda, já teve menino? O dr. Raul não apareceu no bar ontem...
- Já, omtem à tarde. Mas chamaram o médico, esse tal de dr. Demósthenes. Essas novidades d'agora. O senhor não acha uma indecência médico pegar criança? Ver mulher dos outros toda nua? Sem-vergonhice...
(...)

sábado, 11 de julho de 2009

Virgem






Michèle Curcio





(...)
Um nativo da Virgem chama a atenção, mesmo às pessoas que pouco o conhecem, pela sua dificuldade em se adaptar ao mundo exterior e em se integrar no meio ambiente. É um ser que parece não pertencer ao mundo em que se encontra.
(...)
Ele não se instala: parece estar sempre pronto a recomeçar. Espiritualmente não é um sedentário, ainda que, frequentemente, o seja, devido à importância que têm para ele os factos concretos, as condições materiais de existência.
(...)
São tão sensíveis como qualquer outra pessoa, fimgem ser frios, reservados, e cultivam um estilo fleumático por receio que os seus sentimentos tenham eco e isso os comprometa.
(...)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Respondo por Todo





Yuri Guerman




(...)
El abuelo sintióse algo ofendido; pero, como conocia bien la vida, no lo manifestó en lo más mínimo: comprendia perfectamente que la suya dependría mucho de la benevolencia de aquella rápida e enojada dama...
- ?Guisan con carbón? -inquirió-. No se preocupe, encontraremos cuando haga falta; sólo que yo no soy el carbonero, sino el padre del almirante, acabamos de llegar en el expreso de Moscú...
En aquel momento, la cocinera sacó del horno un asador com algo reseco y, apartando al abuelo de su paso, empezó a soltar maldiciones contra el horno que "quemaba" por encima y no "cogia" por debajo.
(...)

sábado, 4 de julho de 2009

Tieta do Agreste






Jorge Amado



(...)
Tá me chamando, Mãe? - ao notar Elisa, acrescenta:- Bênção,Tia.
Respira saúde e satisfação, não percebe de imediato a atmofera fúnebre da sala. Pela terceira vez, ante a presença do filho, Perpétua enxuga as lágrimas escassas mas, finalmente, visíveis. O adolescente dá-se conta, põe-se sério:
- Aconteceu alguma coisa ao Avõ? De manhã cedinho, quando fui ajudar a missa, vi ele na feira fazendo compras...
Perpétua ordena:
- Vá buscar uma vela benta, acenda no oratório. Tua ti Antonieta, coitada...
- Tia Tieta? Morreu?
(...)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Platonov





Anton Tchekov