quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Nós as Crianças






Gérard Mahec




A aprendizagem da leitura para a criança que chegou ao limiar do curso primário, constitui um verdadeiro teste de maturidade psicológica e neuromotora; esta maturidade é apressada, ou pelo contrário retardada por diversos factores:

- a idade: ainda actualmente é discutida, mas parece que os seis anos pode considerar-se como uma idade satisfatória;

- o meio familiar pode facilitar a aprendizagem da leitura; se for indiferente aos esforços da criança, pode causar o seu atraso;

- o gosto pelo esforço: a criança que apenas mostra interesse pelas actividades motoras ou pelas distracções passivas (abuso de televisão) estará pouco motivada para a leitura;

- a aptidão para discernir:

a) as formas: n m, p b, f v, l i, o a, é i;
b) a orientação das formas: em cima, em baixo, à direita, à esquerda, à frente, atrás;
c) as dimensões (carateres muito grandes ou muito pequenos), grandezas relativas.
(...)

Sem comentários: