sábado, 9 de agosto de 2008

Teatro - O Tartufo





Molière



Cena 1
A Senhora Pernelle, seu criado Flipota, Elmira, Mariana; Dorina, Damis e Cleanto


Senhora Pernelle - Vamos, Flipota, vamos, que me quero livrar deles.
Elmira - Anda tão depressa que é dificil segui-la.
Pernelle - Deixe, nora, deixe e não me acompanhe mais adiante; não é necessário tanta cerimónia.
Elmira - Justo é cumprir-se aquilo que é devido. Mas porque anda tão depressa, minha mãe?
Pernelle - Acho insuportável ver como se governa esta casa, onde ninguém pensa em agradar-me. Muito pouco satisfeita vou. Todas as minhas lições são postas de lado;não se respeita nada; todos falam aos gritos; isto parece a corte do rei Pétaud.
Dorina - Não obstante...
Pernelle - És, minha amiga, uma criada um tanto maldizente e muitíssimo impertinente, amiga de te intrometeres e dares o teu conselho em tudo.
(...)

Sem comentários: